sexta-feira, 16 de novembro de 2012
A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.
A sociedade está sempre mudando e se aperfeiçoando, seja em conhecimentos como em tecnologias. Sendo assim, temos que buscar nos adaptar as novas formas de adquirirmos esse conhecimento, para que possamos aproveitá-lo da melhor maneira, e passar a nossos alunos os benefícios dessas novas tecnologias, formando cidadão críticos diante das inúmeras informações recebidas das mais variadas formas.
A escola como um instrumento fundamental de aquisição do conhecimento não pode ficar alheia a essas novas tecnologias e formas de aprender. Temos que pensar numa nova forma de ensinar, se temos novas formas de aprender. É um mundo novo que se abre, há que se ter coragem.
A informatização do saber torna o conhecimento cada vez mais acessível a um número muito maior de pessoas. Há que se selecionar aquilo que se busca em fontes seguras e idôneas, para garantir o sucesso de uma pesquisa. Mesmo sabendo que uma informação de qualidade, voltada diretamente às escolas é mais escassa, temos de auxiliar nossos alunos a elaborar competências cognitivas que os façam selecionar e interagir com essa informação de forma positiva, para que não se tornem meros expectadores desse processo.
Temos que aproveitar a informática, e outras mídias como parceiros fundamentais no processo de produção do conhecimento. A qualidade é muito mais importante do que a quantidade de informações que são obtidas nessas mídias. Muitos de nossos alunos não estão preparados para lidar com certas informações, o papel do professor nesse momento é muito importante selecionando e direcionando o caminho a ser seguido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário